Reflexões de ontem

Ontem foi um dia triste, nem cumpri com compromissos estudantis, nem nada.

Porém fiz algo que sinto que deveria ter feito há quase 20 anos. Tenho uma sensação de dever cumprido, e posso crer que seja lá como for o outro lado e como estariam especificamente para essa pessoa, sinto que ela deve se orgulhar de mim onde quer que esteja. Eu devia essa visita a ela, e assim o fiz.

Fazer uma visita ao túmulo de minha tia-avó me fez pensar sobre como encaramos a questão da morte e do morrer, hoje o ser humano, com todos os avanços na medicina e todo o aparato disponível para nos tornarmos pseudo-imortais, esqueceu-se que todos morremos e tornou esse tema um tabu.

Philippe Ariés diz: Aquilo que verdadeiramente é mórbido não é falar da morte, mas nada dizer acerca dela, como hoje sucede. Ninguém está tão neurótico como aquele que considera ser neurótico decidir-se a pensar sobre o seu próprio fim.

Existe um eufemismo ao se falar da morte, falamos sobre o fim, a passagem, encontro e por aí vai. Tudo para amenizar a tristeza que a morte nos traz, mesmo ela coexistindo com a vida é angustiante e traz medo. Muitos poetas já trabalharam o tema da morte, assim como músicos e ela também é estudo constante de filósofos e psicólogos.

Podemos pensar a morte tal como uma em que algo se esvai para ser transformado, assim como nos mostra diversas representações da morte, seja em estudos, seja no tarô, em mensagens gerais. Enfim, podemos refletir sobre as diversas mortes que passamos em nossas vidas. Precisamos passar por essa morte simbólica em diversos aspectos, para que então possamos “renascer” e transformar aquilo que precisava ser morto. Fica a reflexão sobre o que deve ser transformado em nosso cotidiano, o que não nos faz bem e tudo que precisa de fato morrer. Eu estou tentando fazer essa reflexão.

 

Ao chegar em casa,preparar o que faltava, e muito mais tarde o merecido descanso (que claro, não foi o suficiente). E hoje, correria demais da anpuh novamente, hoje apresentei meu trabalho, e participei de mini curso, ambos merecem suas considerações, que colocarei por aqui mañana.

banho e descanso merecido novamente.

Deixe uma resposta

